Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vale comprar orgânicos?


Se o preço não for problema, produtos livres de agrotóxicos e hormônios são sempre mais saudáveis e saborosos. Mas, se você tiver de escolher, veja o que dá para comprar dos convencionais e o que é melhor evitar
Todo ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica um relatório sobre o grau de contaminação dos alimentos por agrotóxicos. O resultado dá desgosto: a última análise da agência, divulgada em dezembro passado, achou resíduos de agrotóxicos em níveis acima do permitido em 17 das 18 culturas avaliadas. Mais: havia substâncias não ...Continue lendo...
autorizadas pelo governo federal e proibidas em vários países por causarem câncer, problemas neurológicos e hormonais. Diante dessa informação, o que a gente faz ao escolher o que comprar para alimentar a família? Primeiro é preciso entender por que agricultores usam agrotóxicos: trata se de uma tentativa de afastar insetos, pragas e ervas daninhas que poderiam estragar a colheita.

O problema é que resíduos desses agentes vão parar no nosso corpo, fazendo mal à saúde. Segundo a Anvisa, o consumo prolongado dessas substâncias em níveis acima dos aceitáveis causa, no curto prazo, dores de cabeça, alergias e coceiras; no longo prazo, podem ocorrer malformação fetal, distúrbios do sistema nervoso e câncer. O drama se repete em outros países. "Estudo em Chicago (EUA) revelou que a batata e a maçã convencionais estavam contaminadas com mercúrio, chumbo e outros metais pesados que o organismo não elimina e que estão associados ao desenvolvimento de demência, Alzheimer e tumores", exemplifica Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde. Importante: a batata brasileira está ok, garante a Anvisa.

MAIS NUTRITIVOS
O mesmo estudo americano fez outro alerta: "Ao comparar os valores nutricionais da batata e da maçã cultivadas no sistema convencional e no orgânico, foram constatados níveis mais elevados de cálcio, ferro e magnésio nas versões orgânicas", afirma Flávia Morais. Uma provável explicação para essa diferença é o fato de a agricultura convencional utilizar o adubo químico NPK, sigla para três minerais: nitrogênio, fósforo e potássio. "Mas um solo equilibrado tem quase 50 minerais! Vegetais que crescem em terra pobre, nutrida somente com NPK, absorvem uma grande quantidade de água e ficam hiperhidratados, pouco resistentes a pragas, estragando mais rápido até mesmo dentro da geladeira", garante a engenheira agrônoma Ondalva Serrano, presidente da Associação de Agricultura Orgânica e da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica (Codeagro).

DÁ PARA LAVAR?
Também é preciso saber que há dois tipos de agrotóxicos usados: os sistêmicos e os de contato. "Se o agrotóxico é sistêmico — isto é, penetrou no interior do vegetal — não há como retirá lo nem mesmo descascando ou fervendo o alimento. Já os agrotóxicos de contato podem ser neutralizados com água oxigenada", explica Ondalva Serrano. Mas como saber se o que você está pondo no prato recebeu um tipo ou outro de agrotóxico? "De modo geral, morango, mamão formosa, maçã, papaia, goiaba, tomate, pepino e pimentão, bem como vegetais de casca fina, costumam ser tratados com agrotóxicos sistêmicos. Já nos vegetais folhosos e nas raízes (cenoura, rabanete, beterraba etc.) geralmente são aplicados agrotóxicos de contato", esclarece o engenheiro agrônomo Daniel Souza, consultor em agricultura orgânica, de Piracicaba (SP).





AO COMPRAR PRODUTOS CONVENCIONAIS 

Como escolher
Prefira sempre vegetais da estação, naturalmente mais resistentes a pragas e, portanto, menos expostos a agrotóxicos. no verão, por exemplo, consuma berinjela, pepino, abobrinha, batata doce, mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário