Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeira consulta veterinária?

Muitos proprietários se perguntam qual é o momento certo de levar seu pet a uma consulta veterinária pela primeira vez. Algumas pessoas acham que o momento certo é a partir dos quatro meses, outros acham que a consulta só é indicada se o animalzinho está doente; e é por isso que este texto tem o objetivo de desfazer alguns mitos e esclarecer o período certo de começar a cuidar da saúde e do desenvolvimento ...Continue lendo...
do seu pet, seja ele cão ou gato.

A primeira consulta do seu filhote deve acontecer a partir dos 45 dias. É nela que o veterinário vai passar orientações sobre os primeiros cuidados que você terá com seu pet, que será examinado com a finalidade de se verificar sua real condição de saúde. Este também é um ótimo momento para proprietário tirar suas dúvidas.
No primeiro exame clínico completo, o profissional avalia o peso, a temperatura, as funções fisiológicas e motoras, dentre outros sistemas do animal.  A partir desse primeiro contato é que será programado o calendário de vermifugação, vacinação e, consequentemente, o esquema de controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) que podem infestar seu animal ou seu ambiente de convívio.


Se o animal se encontra em bom estado de saúde, é dada a primeira dose de vacina e é muito importante saber que o organismo do animal não está totalmente imunizado apenas com essa dose, já que existem muitas doenças virais que podem acometer os animais e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes. Então, evitar que o animal entre em contato com outros animais que não estejam com o esquema de vacinas atualizado, e procurar não sair com ele na rua ou em outros ambientes que tenham qualquer tipo de contaminação, é de extrema importância para preservar a saúde do seu filhote. Se o esquema de vacinação for seguido corretamente, seu pet estará protegido dez dias após a aplicação da terceira dose da vacina.


Em relação à alimentação, será o veterinário quem lhe indicará o tipo de ração mais adequado a ser oferecido para o filhote, bem como a quantidade ideal e como fazer a troca gradual da antiga ração pela nova quando necessário, evitando assim problemas intestinais.
Nos cães, a troca dos dentes se inicia aos quatro meses de idade e termina aos seis. Já nos gatos, a nova dentição surge a partir dos cinco meses de vida. É válido lembrar que a higienização dos dentes pode ser feitas através da escovação. No mercado existem escovas e cremes dentais próprios para os pets. Ossos artificiais (couro) ou naturais e petiscos devem ser oferecidos entre as refeições para que animal seja estimulado a roer. O ato de roer é a escovação natural do cão, mas muitas vezes apenas esta ação não impede o acúmulo de tártaro e o mau-hálito.

Os banhos podem ser iniciados a partir dos 45 dias de idade, com xampu neutro próprio para filhotes. Nesta fase é necessário o uso de secador, para evitar a umidade que pode causar problemas de pele ou resfriados. Raças com pelagem longa podem fazer uso de condicionadores para desembaraçar os pelos. O ciclo sexual das fêmeas se inicia entre o 6º e 18º mês de vida, dependendo da raça e do tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital. Os machos não apresentam cio e tornam-se aptos à reprodução a partir do 1º ano de vida, mas têm manifestação sexual a partir dos três meses de idade, principalmente se percebe fêmeas no cio. A castração é um método muito eficaz de controle de natalidade e se for feito precocemente, os animais terão uma vida mais longa e saudável.



Assim, quando seu animalzinho for crescendo as idas ao veterinário ficarão resumidas a visitas periódicas, a cada seis meses ou uma vez ao ano, para exames de rotina ou para receber a dose de vacina anual. Agora, com essas dicas, você poderá ficar mais tranquilo e seguro para a primeira visita do seu animalzinho ao veterinário. Boa sorte!

Drª Ana Flávia Ferreira é médica veterinária e proprietária do Pet Shop Mascote – CRMV-SP 22.629

Nenhum comentário:

Postar um comentário