Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Não jogue óleo de cozinha usado na pia...RECICLE

Um simples ato corriqueiro de muitas donas de casa pode contribuir e muito para a devastação de nosso planeta. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Pode-se pensar que ele é inofensivo por ser — e é até aconselhado que seja — consumido em pequenas quantidades. Mas imagine residências, bares e restaurantes lançando óleo velho na natureza durante anos. ...Continue lendo...

Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar. De acordo com Emília Leopoldina, formada em Gestão Ambiental e mestranda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UnP, ao entrar em contato com os mananciais hídricos o óleo cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. “Além disso também, quando é despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchente. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida.”




Coletar para reciclar:

Espere o óleo esfriar e depois coloque-o dentro de garrafas de refrigerante 2 litros do tipo pet. O duro, mais uma vez, é encontrar quem recolha o produto.

 ONGscomo o Instituto Triângulo (triangulo.org.br), que coletam o material. Se não achar nenhuma, coloque as pet com o óleo usado no lixo reciclável. 



Fonte: www.biodieselbr.com / Clique aqui






Um comentário:

  1. Eu pratico essa ideia,infelismente milhares de donas de casa não liga pra esse detalhe e quém sofre com isso,a natureza é obvio.

    ResponderExcluir