Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Como evitar caspa

Tem gente que acha a caspa um problema de falta de higiene. Outras pessoas pensam que é doença. Nem uma coisa nem outra. A caspa, que é chamada de dermatite seborréica pelos médicos, se caracteriza por uma descamação do couro cabeludo e atinge indiscriminadamente mulheres e homens, estes últimos em maior proporção, pelas próprias características de pele masculina, freqüentemente mais gordurosa e seborréica.

Quem pensa que pode “pegar caspa” com uso de pentes de cabeleireiros ou por emprestar a ...Continue lendo...
escova para a amiga, esta enganada. Caspa não é contagiosa. A caspa é um componente característico do tipo de pele de cada pessoa, principalmente das pele oleosas. Essa oleosidade do couro cabeludo é genética, mas também pode ser ativada por fatores externos:

Falta de lavagens freqüentes: cada fio de cabelo tem uma ou duas dessas glândulas, que eliminam óleo através dos poros,.o excesso de gordura sobre o couro cabeludo pode provocar uma reação irritativa e uma descamação. Um das questões básicas de quem tem caspa é reforçar ainda mais a higiene e cuidados. Como a higienização é fundamental, as pessoas devem lavar periodicamente os cabelos.

Uso de xampus errados ou inadequados: quem tem cabelos normais e usa xampus para cabelos secos ou quem tem cabelos excessivamente oleosos e usa condicionador em excesso corre o risco de depositar elementos sobre-engordurantes.

Alteração psicológicas: estresse, ansiedade, cansaço, angústia, depressão estes são uns dos maiores aliados da caspa. A tensão nervosa age de forma extremamente negativa, o que pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares, psíquicos, além de provocar uma baixa das defesas do sistema imunológico, como também provocar uma série de problemas dermatológicos, entre eles, a caspa.

Fungos: A caspa é resultado do excesso de oleosidade associado a uma descamação do couro cabeludo. Quando muita, a descamação favorece a infecção ou contaminação por fungo, o que pode levar a complicações.
Alimentação: a ingestão excessiva de açúcares e de alimentos muito gordurosos funcionam como agentes desencadeadores do processo.

Resumindo: A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa pelo menos uma vez ao ano. Sua causa não está decisivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos no couro cabeludo, como o fungo Ptyrosporum ovale. A grande quantidade de oleosidade pode provocar uma inflamação do couro cabeludo, chamada de dermatite seborréica (a caspa), que precisa de tratamento adequado.


Dicas, Sugestões ou Conselhos (como preferir):
Escove os cabelos antes das lavagens para ajudar a transportar a oleosidade da raiz para a ponta dos fios.

Não use o secador muito próximo ao couro cabeludo. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas.
Use condicionador somente nas pontas.
Não use água muito quente.
Para ativar a circulação massageie o couro cabeludo.
Use um xampu anticaspa alternando com xampu para uso diário. Um xampu anti-resíduo também é aconselhável.
Procurar a ajuda de um profissional se notar que a caspa está se tornando um problema constante

Click aqui: www.ilhado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário