Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril - Dia de combate à hipertensão

Hipertensão: sintomas da pressão alta
Um dos aspectos mais perigosos da hipertensão é que você pode não saber que tem isso. Em geral, não há sintomas de pressão alta, portanto, você não a sente. O único jeito de descobri-la é através da checagem. Isso é especialmente importante se você tem algum parente com pressão alta. Se a sua pressão estiver extremamente alta, você pode ter alguns sintomas: ...Continue lendo...


Dor de cabeça intensa 
Fadiga ou confusão mental
Problemas de visão 
Dor no peito 
Dificuldade para respirar
Batimentos cardíacos irregulares 
Sangue na urina 

A hipertensão maltratada pode levar a doenças sérias, como infarto, doenças coronarianas, parada dos rins e problemas nos olhos. 

Sinais de alerta
Quando a pressão chega a um determinado nível, podem ocorrer danos nos órgãos.

Urgência hipertensiva
Ocorre quando a pressão sanguínea sobe, mas não traz danos aos órgãos. Dentro de algumas horas, a pressão pode baixar novamente com remédios. 

Emergência hipertensiva
Quando a pressão traz alguma lesão aos órgãos, chama-se emergência hipertensiva. Quando isso acontece, a pressão precisa ser reduzida imediatamente. Isso é feito em uma unidade de terapia intensiva de um hospital. Um dano a um órgão somado à emergência hipertensiva pode incluir: 

Mudanças no status mental, como confusão e coma 
Infarto no cérebro 
Parada cardíaca 
Dor no peito 
Fluidos nos pulmões 
Aneurisma 
Eclâmpsia 

Felizmente, a emergência hipertensiva é rara. Quando ocorre, é porque o portador de hipertensão não se tratou ou não tomou os remédios necessários. Os sintomas da emergência hipertensiva são: 

Dor de cabeça 
Epilepsia
Dor no peito 
Falta de ar 
Inchaço ou edema (líquido nos tecidos) 


Como diagnosticar a emergência hipertensiva?
Seu médico vai querer lhe perguntar muitas coisas para melhor entender seu histórico. Entre elas, quais remédios está tomando, mesmo em forma de ervas ou suplementos alimentares. Alguns exames também podem ser feitos: 

Checar a pressão
Exame do olho para ver se ele não está inchado ou sangrando 
Exame de sangue e de urina 

Quais são os tratamentos? 
O primeiro objetivo do médico será baixar sua pressão o mais rápido possível com remédios intravenosos. Isso vai evitar danos aos órgãos. Caso algum órgão já tenha sido danificado, haverá um tratamento específico para ele. 

A hipertensão é uma doença silenciosa, quase nunca há sintomas. Mas, se não for bem tratada, pode levar a problemas no coração e nos rins. Por isso é importante checar sua pressão regularmente. Especialmente se alguma vez ela já esteve alta, se há histórico familiar e se você está engordando. Caso você já esteja tratando a hipertensão e a pressão continue alta, procure um médico. Você pode não estar respondendo aos remédios dados e isso pode trazer várias conseqüências perigosas. 



Hipertensão secundária
A hipertensão pode ser primária, quando não há nenhuma causa aparente, como genética ou estilo de vida. Ou pode ser secundária, se estiver relacionada a outros distúrbios. São eles: Distúrbios na glândula adrenal (pequenos órgãos localizados acima dos rins que produzem hormônios). Isso inclui a Síndrome de Cushing (causada pela superprodução de cortisol), a hiper produção de aldosterona e tumores que causam a hiper secreção de hormônios como a adrenalina 

Doenças nos rins
Remédios como os corticóides, antiflamatórios, drogas para emagrecimento, pílulas anticoncepcionais, medicamento para resfriado e enxaqueca
Apnéia, ou seja, a interrupção da respiração durante o sono. Cerca de metade dos pacientes que sofrem de apnéia tem hipertensão 
Estreitamento da aorta 
Tireóide ou paratireoidismo 

Como a hipertensão secundária é diagnosticada?
Depois que você foi diagnosticado com hipertensão, o médico poderá aplicar outros exames, como de sangue e de urina, para ver se seu problema é secundário. 

Como ela é tratada?
Para tratar a hipertensão secundária, é preciso corrigir o problema principal, aquele que está gerando a pressão alta. Isso pode incluir cirurgias ou medicamentos.

Fonte: www.minhavida.com.br - Clique aqui



Algumas dicas para prevenir a Hipertensão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário