Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tomar açaí faz bem para o coração

Alimento abundante na natureza e nas mesas paraenses. O açaí é o prato principal de muitas famílias em alguns municípios do Pará, como em Igarapé-Miri. Tomando açaí diariamente, essa população não sabia que estava se prevenindo contra aterosclerose (entupimento de veias e artérias), principal causa de morte no mundo (46%). É o que pesquisa, há dez anos, o cardiologista Eduardo Augusto Costa, professor da Faculdade de Medicina da UFPA.



Em 1999, uma pesquisa de doutorado da área de Engenharia Química, realizada pelo professor Hervé Rogez, mostrou que o açaí possuía, em maior quantidade, o mesmo corante presente nas uvas, a antocianina. “Para se ter uma ideia, um litro de açaí médio (entre a consistência fina e grossa) contém 33 vezes mais antocianina que um litro de vinho tinto francês”, compara o professor. A antocianina é uma substância antioxidante que impede a oxidação do colesterol na parede das artérias e, consequentemente, a não formação da placa responsável pelo entupimento dos vasos.


Quer dizer, então, que quem toma açaí corre menos risco de infarto e derrame?
Exatamente. É o caso da população de Igarapé-Miri, que está sendo estudada pelo professor Eduardo Augusto Costa, desde 1999. Ele realiza vários exames clínicos, gratuitamente, no município, como exame de sangue, medição da pressão, verificação de peso e altura, histórico clínico, eletrocardiograma, entre outros. A partir dos resultados, ele pode perceber, por exemplo, o nível de frações de colesterol (ver box).



Até agora, avaliando mais de 800 pessoas que tomam açaí e mais de 200 que não tomam, o cardiologista observa que o HDL (bom colesterol) é elevado e o LDL (mau colesterol) está em níveis normais nas pessoas que tomam açaí. Esse dado mostra que esse grupo possui menos riscos de sofrer com doenças ateroscleróticas do que a amostra da população que não consome o alimento.

por Suzana Lopes
foto Mácio Ferreira

Fonte: www.ufpa.br - Clique Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário