Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SOPA – Quais são seus benefícios para a saúde?

A sopa é uma ótima opção para comer no inverno, pois é rica em vitaminas/minerais (importante para o funcionamento do corpo todo), fibras (auxiliam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal), água (evita a desidratação e melhora o funcionamento dos rins), possui baixo valor calórico (dependendo da sua composição) e aquece o corpo....Continue lendo...


Não esqueça!


-  A alimentação saudável inclui todos os grupos alimentares da pirâmide.

- As “dietas da sopa” diminuem o peso (água e massa magra), mas não a gordura corporal e quando a pessoa volta à alimentação habitual todo peso perdido volta. A reeducação alimentar e a atividade física são o melhor tratamento para perda de peso (gordura).

Cuidado!
- O queijo ralado aumenta o valor calórico da sopa, além de ser rico em sal/sódio, que aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos. Opção: polvilhe sobre a sopa gergelim, linhaça triturada, salsinha, cebolinha, alho desidratado.
- As sopas industrializadas, além de possuir alto valor de calorias e de sal, são pobres em vitaminas e minerais, portanto evite esse tipo de alimento. 

Observação:
- Não cozinhe demais os legumes, pois o teor de fibras diminui quando muito cozidos.
- Quanto mais colorida for sua sopa, mais vitaminas e minerais você estará ingerindo.
- Para aumentar a quantidade de proteína da sua sopa você pode acrescentar uma carne magra (gado, frango, peixe) ou picar ovo cozido sobre a sopa quando pronta.
      
Receita: Sopa básica de legumes com frango:
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo;
1 alho poró picado;
1 peito de frango limpo e picado em pedaços pequenos;
Sal à gosto;
2 cenouras picadas;
2 batatas picadas;
10 vagens picadas;
2 chuchu picados;
1/3 moranga com casca picada;
Espinafre ou couve à gosto;
Salsinha e cebolinha. 

Modo de preparo:
Em uma panela grande aqueça o óleo, refogue o alho poró, acrescente o peito de frango temperado com um pouco de sal. Ferva 1 chaleira de água. Quando o frango estiver cozido coloque as cenouras e um pouco de água, após 5 minutos acrescente as batatas e mais água, após 5 minutos coloque as vagens, os chuchus e água. Corrija o sal. Após 5 minutos acrescente a moranga e água se necessário. Quando os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e coloque as folhas de espinafre ou couve. Sirva com salsinha e cebolinha picados.  

Rendimento: aproximadamente 6 pratos de sopa.

FONTE: www.espacodanutricao.wordpress.com Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário