Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gatos também precisam abusar da água para evitar cálculos urinários


Pesquisa reforça a importância da hidratação para afastar a doença nos bichanos

Você convive com um felino, certamente já sabe que essa turma tem um risco maior de sofrer com problemas renais. "Os gatos são mais propensos a desenvolver cálculos nas vias urinárias, e um dos motivos é a baixa ingestão de líquidos", diz o veterinário Archivaldo Reche Júnior, da Universidade de São Paulo e da Clínica Vetmasters, na capital paulista. ...Continue lendo... 

Um novo estudo, publicado no periódico British Journal of Nutrition, enfatiza quanto é importante oferecer água e uma dieta mais úmida a esses animais. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores serviram rações especiais a seis bichanos durante três semanas e notaram que, quanto maior o teor de umidade do alimento, mais fluida a urina, o que diminui o risco para a formação das dolorosas pedras.


- Estimule seu amigo a tomar muita água e observe suas preferências. Alguns animais gostam de beber direto da torneira ou até de pequenas fontes. Há ainda os que elegem grandes vasilhas.

- Além da ração seca, inclua as versões úmidas, que são encontradas em latas ou sachês. Outra vez, vale atentar para a aceitação do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário