
Um novo alimento com propriedades funcionais tem se demonstrado cada vez mais eficaz na manutenção da ...Continue lendo...
saúde cardiovascular. A semente de linhaça dourada, variedade produzida principalmente no Canadá e já disponível no Brasil, tem-se destacado por apresentar várias evidências científicas acerca de seus benefícios. “Vários estudos têm sido conduzidos com este alimento e a conclusão de grande parte deles é que a linhaça dourada reduz o risco de doenças cardiovasculares, principalmente por diminuir os níveis de LDL-colesterol, colesterol total e marcadores de inflamação como a proteína C reativa”, avalia Andrea Frias, PhD em Nutrição e responsável pelo Centro de Pesquisa Sanavita.
Tantos benefícios devem-se principalmente à composição da linhaça dourada. A semente é rica nos chamados ácidos graxos ômega 3 e 6, gorduras essenciais que não podem ser produzidas pelo organismo. Entre esses ácidos graxos, cerca de 57% é composto pelo ácido alfa-linolênico, uma gordura ômega 3 que auxilia no controle dos níveis de triglicérides e colesterol. O alimento também é rico em carboidratos complexos e fibras.
Estudos científicos atestam que para ser totalmente aproveitada pelo organismo, a semente de linhaça dourada deve ser consumida preferencialmente triturada, como farinha. “Como a casca da semente é dura, consumi-la de outra forma compromete a digestão e, conseqüentemente, a absorção dos principais nutrientes da linhaça”, explica a Dra. Andrea Frias. Por isso, a farinha de linhaça dourada é ideal para o consumo. Para atingir os benefícios do alimento são necessárias duas colheres de sopa por dia que podem ser adicionadas a saladas de frutas, sorvetes, mingaus, iogurtes ou vitaminas.
Fonte: www.revistavigor.com.br Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário