Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril - Dia do Índio


O índio tem ocupado um espaço microscópico em nossa historiografia. Esse lugar infinitamente pequeno e secundário que foi dedicado à história indígena tem levado esses povos ao esquecimento, ou lembrados subitamente em flashs sensacionalistas. O índio tem uma história; uma história que está em nosso DNA. É necessário então reconstituir o verdadeiro cenário. ...Continue lendo...



Culinária

Os índios consomem alimentos retirados diretamente da natureza, desta forma conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou outros produtos químicos. Uma alimentação saudável rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. 

Como os índios não consomem produtos industrializados ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais e outros aditivos químicos usados na indústria alimentícia. Somado a boa alimentação a uma intensa atividade física, a vida indígena é um exemplo de saúde e bem-estar. Logo podemos observar nas aldeias isoladas indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades, passam longe das tribos. Numa aldeia indígena o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres, os homens ficam com a caça e pesca.

Principais alimentos consumidos pelos índios brasileiros:

Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc.), peixes e castanhas.

Pratos típicos da culinária indígena:

Tapioca (tipo de pão fino feito com fécula de mandioca);
Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe);
Beiju (tipo de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina).

Habitação

As ocas são construções de grandes dimensões, podendo a chegar a 30 m de comprimento. São construídas em mutirão ao longo de cerca de uma semana, com uma estrutura de madeira e taquaras com cobertura de palha ou folhas de palmeira. Podem durar até 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias.


Podem durar até 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias. O lugar que eles costumam escolher para construir a oca deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios, da mata e de terra própria para o cultivo de plantas como a mandioca e o milho. No centro da aldeia fica a ocara que é a praça. Ali se reúnem os conselheiros. Nesse espaço também as mulheres preparam as bebidas para os rituais, é também onde acontecem as grandes festas.

Arte

Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.
Outro aspecto importante a ressaltar: a arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra. É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves. Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos trançados dos Baniwa, as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios xinguanos.

Lendas

As lendas indígenas são histórias fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia.
Nas nações indígenas essas histórias são muito importantes, possuem o poder de doutrinar os índios jovens e arredios. Algumas dessas histórias foram criadas a partir de fatos verídicos, acontecidos nas regiões onde viveram seus heróis antepassados, que se sobressaíram dentre os membros de sua tribo, pelo poder, beleza, bondade, caridade, ou outros feitos, e tornaram-se encantados.
Veja algumas lendas:












Nenhum comentário:

Postar um comentário