Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acupuntura para emagrecer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde acupuntura é um tratamento complementar da medicina chinesa que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura.
A acupuntura é um mecanismo de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos da atividade neurológica ...Continue lendo...

em três níveis: local, espinhal e supra-espinhal age no sistema nervoso autônomo, através dos nervos simpáticos.
Um dos possíveis efeitos da acupuntura seria o emagrecimento, pois estimula a ramificação auricular do nervo vagal e elevam os níveis de serotonina, essas ações proporcionadas pela acupuntura têm elevado o tônus da musculatura do estômago, inibindo o apetite.
Para a acupuntura ajudar no emagrecimento é necessário realizar as aplicações das agulhas nos pontos do ouvido, cerca 95% das pessoas que realizam tal aplicação percebem a supressão do apetite. Essa técnica de aplicação das agulhas nos pontos da orelha denomina-se auriculopuntura.
Nos denominados lóbulos da orelha existem pontos específicos que ajudam no controle da vontade de comer, estimulando esses pontos é possível controlar o apetite, a compulsão alimentar, reestrutura o sistema digestivo, intestinal e urinário, reativa o metabolismo, controla a ansiedade e até mesmo sono, afinal é necessário também trabalhar o lado emocional para emagrecer.
É claro que o emagrecimento não ocorre rapidamente, pois dessa forma poderia levar ao efeito sanfona.
A acupuntura estimula o emagrecimento lentamente, isso permite uma reeducação alimentar, tornando os efeitos mais definitivos.
O tratamento deve ser realizado juntamente a uma nutrição balanceada, rica em cereais, verduras e legumes, além de exercícios físicos regulares. É necessário que se mude o padrão de vida e hábitos alimentares.
O método de acupuntura é extremamente natural, não é invasivo e não implica na ingestão de drogas para o emagrecimento que podem comprometer a saúde.
Antes de se iniciar o tratamento deve haver uma avaliação específica para cada paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário