Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dica de saúde: Pequenos grandes aliados.


   Chegam ao Brasil os probióticos em cápsulas. Esses “micróbios do bem” reforçam as defesas do organismo contra diversas agressões. Uma das descobertas mais recentes e fascinantes refere-se à importância do intestino delgado e intestino grosso como órgãos de defesa do organismo.

   Nada mais, nada menos do que 80% de nossas células imunes se espalham pelos 8 metros de comprimento de ambos os intestinos. Tal descoberta abriu uma frente de investimentos para as indústrias farmacêuticas e alimentícias – o desenvolvimento de remédios e produtos que ao estimular a imunidade intestinal, ajudam a proteger o corpo todo contra a agressão de agentes externos. 
              
    As cápsulas de probióticos (as bactérias do bem), lançadas no Brasil, constituem a grande novidade nas prateleiras. Os probióticos são consumidos vivos sob a forma de alimentos (alguns tipos de iogurte e leite fermentado), cápsulas ou saches. 

   Cada dose contém, em média, 1 bilhão de bactérias. Para que surtam efeitos, é necessário que o consumo seja diário. “O grande desafio é fazer com que as bactérias cheguem intactas aos intestinos”, diz o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, responsável pela área cientifica da Danone no Brasil.


Fonte: Revista Veja, dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário