Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

BRAÇOS ROBÓTICOS


   Sob a liderança de Robson Poffo, médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizaram a primeira cirurgia totalmente robótica do país para implantação de uma ponte de mamária em um paciente infartado. Até hoje apenas três outros centro haviam efetuado esse tipo procedimento, todos nos Estados Unidos.

   Da Vinci, como é chamado o robô, tem 3 metros de altura e quatro braços. Eles são controlados por meio de sensores acoplados ao dedo indicador e polegar das duas mãos de um cirurgião. Da Vinci é extremamente preciso, é dotado de uma tecnologia que elimina os tremores das mãos e dos braços do cirurgião além de brecar movimentos que saiam da região delimitada.

   O robô é usado em diversas áreas da medicina como urologia, ginecologia e gastroenterologia. A cardiologia foi uma das últimas especialidades a adotar a tecnologia da robótica, porque os procedimentos são muitos complexos.  Neles, lidamos com vasos finíssimos de 2milímetros apenas. Para esta operação os médicos do Hospital Albert Einstein, por exemplo, tiveram de fazer 100 simulações em bonecos 

Fonte: Revista Veja Adaptada, edição 2244 – ano 44 – nº47 – 23 de novembro de 2011

 

        " Vejo a tecnologia robótica como aliada da evolução da espécie humana. Porém, jamais existirá algo tão maravilhoso como a máquina do coração e o cérebro humano. "



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário